sexta-feira, 29 de março de 2019

Plantas e Pessoas




Plantas e Pessoas na Biblioteca Seomara


A existência e a evolução do Ser Humano está intimamente dependente das plantas, as quais são fonte de alimento, oxigénio, fibras, materiais de construção, medicamentos, gomas, resinas, óleos, pigmentos e de muitos outros produtos e serviços.

Se a pesquisa e a conservação das espécies vegetais conhecidas, a nível global, pelo seu elevado valor económico, é importante, também o é no que concerne às espécies utilizadas como recursos locais pelas populações rurais e comunidades locais. A compreensão das complexas interligações entre plantas, pessoas e cultura é pertinente a nível local, regional e global, especialmente se o grande objetivo for a descoberta de soluções de conservação e sustentabilidade.

Todos os anos são descobertas novas espécies vegetais, cujas potencialidades devem ser estudadas. Contudo, a destruição do habitat, as mudanças climáticas, a colheita excessiva, entre outros fatores dependentes da ação humana, têm tido como consequência a extinção de espécies conhecidas, mas ainda não estudados com recurso a novas metodologias e, provavelmente, de espécies que nunca chegaram a ser descobertas pelo homem.

O conhecimento das inter-relações entre pessoas, plantas e ambiente e a sua divulgação é uma fase fundamental para a sensibilização, conservação e utilização sustentável dos recursos vegetais.

Com o projeto “Plantas e Pessoas na Biblioteca Seomara” queremos informar e sensibilizar a nossa comunidade educativa para as vantagens do agir informado.

1 comentário:

  1. Não há nada mais gratificante que ouvir que seu trabalho, algo em que você investiu esforço e paixão, foi valorizado e apreciado. Pesquisas mostram que a produtividade aumenta quando estamos felizes no trabalho, e não existe maneira melhor (ou mais fácil) de espalhar o bom ânimo pelo escritório que transmitir um elogio genuíno sobre a qualidade do trabalho de alguém.

    ResponderEliminar